Artigos

462° Aniversário de São Paulo

Segunda feira, dia 25, São Paulo celebra mais um aniversário, o seu 462° aniversário, desde a fundação desta cidade junto ao Colégio (Pátio do Colégio), onde a Companhia de Jesus, e os Jesuítas usavam para catequizar os indígenas do planalto, ao redor do qual foi originado o povoado de São Paulo de Piratininga.

Para esse povoado se transformar em cidade ainda seriam necessários mais 157 anos de historias, em decisão ratificada pelo Rei de Portugal, e somente em 1815 se tornou a capital da província de São Paulo, ganhando doze anos depois a sua primeira faculdade, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
São_Paulo_city_(Bela_Vista)
Em um primeiro momento, ainda antes de ser capital, e até mesmo antes de ser considerada uma cidade, São Paulo passou a ganhar importância junto ao Império por ser o ponto de partida das expedições Bandeirantes, que com a busca do ouro, começaram a trazer riquezas para a cidade, e para o Estado.
Ao longo da sua historia, e por seu crescimento, São Paulo sempre foi ponto de chegada de muitas pessoas das mais diversas regiões do Brasil, que vieram para cá tentar a sorte, e trabalhar nos mais diversos ramos presentes em São Paulo.
Para celebrar o aniversário da cidade, listamos 5 músicas, além do link do Guia da Semana com o que fazer nesta data comemorativa:
1. Samba do Arnesto: Falar de música em São Paulo, sem falar de Adoniran Barbosa é pecado, Samba do Arnesto;
2. Ainda em Adoniran, temos de citar a mais famosa de suas músicas, Trem das Onze;
3. A saudosa Inezita Barroso também celebra uma São Paulo antiga, na música Lampião de Gás;
4. A historia de uma prostituta que mata seu cafetão é retratada em Ronda, que foi composta por Paulo Vanzolini, que tem diversas composições sobre a cidade;
5. Fugindo um pouco do cliche de Sampa de Caetano Veloso, ou de Itamar Assumpção, colocaremos Racionais, e Fim de Semana no Parque, retratando a vida na periferia paulistana.
Parabéns, São Paulo!
Ibira_at_night

Pô, deixa um comentário aqui...