Artigos

Em 2016 vamos aprender com as formigas?

Feliz ano novo a todos os nossos leitores da Fábrica de Mentes!

Estamos aqui no primeiro texto do ano na coluna “Eu, Tu, líderes” e quero trazer pra vocês alguns princípios que podemos aprender com as formigas. Sim, eu sei que isso soou meio estranho – talvez até mesmo engraçado. Porém é com elas que aprenderemos algumas coisas neste texto. Pode ser que não seja nada muito novo, ou até mesmo inovador, todavia é necessário batermos na mesma tecla algumas vezes.

Tomo a liberdade de faz uma pergunta pra você no primeiro texto do ano:

“Em 2016 vamos aprender com as formigas”?

Não sei se você assim como eu em algum momento seja ele da infância, adolescência, ou até mesmo depois de adulto, parou para observar as formigas e o que elas fazem.

Tem um versículo na bíblia que me instigou a escrever sobre elas, e foi basicamente daí que surgiu a ideia de escrever algo sobre esse assunto pra vocês. O texto diz o seguinte:

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador; prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?

Cara, fala sério… Não é provocador e instigador ler isso logo no início do ano? Nós sempre falamos que queremos um ano novo, entretanto estamos quase nada dispostos a mudar. Não estamos dispostos a fazer mais, nem muito menos fazer antes.

Quando li esse texto foi logo um tapa na minha cara para abandonar a preguiça, para abandonar a zona de conforto, foi um tapa dizendo: “Acorda Rached! Até quando vai ficar aí de braço cruzado? O tempo está passando e os dias voam…”

As formigas não precisam que ninguém mande-as fazerem algo. Elas são proativas! Sem chefes. Sem dominadores. Sem ninguém, elas fazem por necessidade e por encargo.

Sendo assim quero trazer quatro pontos para meditarmos e refletirmos, quais são:

  1. Organização;

ant-trail1

As formigas são insetos totalmente organizados. Você vê isso até na forma que elas andam…. Geralmente elas estão sempre em fileiras, tudo organizado, sem desperdício de tempo. Formigas sempre ganham tempo! Pessoas organizadas não perdem tempo, muito pelo contrário, pois aquele que se organiza e planeja, não precisará ficar apagando “incêndio” por aí.

Pessoas organizadas avançam! Para um grupo alcançar seus objetivos é fundamental a organização. Podemos ver isso claramente nas formigas no modo como elas trabalham em equipe para cumprir os seu objetivos e chegarem no caminho destinado.

  1. Coragem;

formigas

Estamos em um novo ano e junto com ele você carrega algumas bagagens de frustrações do ano anterior e também de êxitos do ano anterior. A questão é a seguinte: Você vai ter disposição de arriscar? Você vai ter coragem para enfrentar os desafios?

As formigas mesmo pequenas são corajosas. Quem aqui nunca levou uma picada de uma formiga, quem aqui nunca viu formigas carregando animais maiores que elas, isso é coragem.

Obviamente você vai me falar que elas morrem e etc…. Isso é fato, porém mesmo assim elas não correm dos seus objetivos e propósitos. Líder que não é corajoso não vai a lugar nenhum. Não existe lugar cativo no sucesso para aqueles que não tem coragem.

A decisão de continuar com medo de mais um fracasso é sua, nós podemos clarear sua visão e te mostrar alguns caminhos a trilhar, mas não podemos escolher por você, isso é uma decisão única e exclusivamente sua.

3. Cooperativismo;

As formigas claramente vivem o cooperativismo, elas vivem o trabalho em equipe, a unidade, a delegação de tarefas. Até elas sabem que não conseguem fazer nada sozinhas, mas ainda nós insistirmos em ser o cavaleiro solitário na briga por algo que não sabemos o que é.

Não erre, tenha uma equipe esse ano. Uma equipe que prega e viva o cooperativismo. Em que um ajuda o outro sem ressentimento e murmuração.

O seu sucesso será do tamanho da sua equipe.

7

  1. Propósito;

E por último, mas não menos importante…. As formigas têm propósito claro. Elas só fazem o que fazem porque sabem o que querem, e também para aonde vão. Os projetos só são alcançados por pessoas que têm proposito. Pessoas assim não se dão ao luxo de desperdiçarem seu tempo, seu dinheiro, sua disposição física com algo que não está dentro do seu alvo.

Lembra da fábula da cigarra e da formiga? Enquanto a cigarra somente cantava alegremente e debochava da pobre formiga, a mesma trabalhava sem parar: focada, com determinação, força e paciência. No final de tudo, sabemos como cada uma delas terminaram…

Não desvie seu olhar para aquilo que é trivial. Mantenha-se firme.  O ano está apenas começando, todavia daqui a pouco você falará que já está em setembro e que o ano voou.

Não desperdice nenhum dia. Todos eles farão falta lá na frente.

mosca-e-formiga

Pô, deixa um comentário aqui...