Artigos

Esteja preparado para se apresentar ao mundo!

Os temas que abordei nos últimos posts estão diretamente relacionados com OPORTUNIDADES, e digo que este será mais um guia para iluminá-lo naquele momento do “agora ou nunca”: A PRIMEIRA IMPRESSÃO!

 

Não é de hoje que networking é uma ferramenta extremamente poderosa. Além disso, saber se conectar com as pessoas é uma experiência incrível de autoconhecimento afinal, quem nunca ficou pensando em como uma conversa poderia ser diferente se tivesse agido de outra forma ou feito um discurso mais elaborado?

 

Se você nunca teve um momento desses, está na hora de ir à caça! E aqui você encontrará um arsenal que o ajudará na sua jornada.

 

1 – Quem é você?

Essa é a primeira e mais importante pergunta que você deve se fazer. Você é muito mais do que o seu nome, idade e profissão. Dedique 10 minutos do seu tempo para refletir sobre quem você é, quais são os seus sonhos, o que te motiva a realizá-lo, entender os seus valores e o que é importante para você. Escrever tudo o que vier à sua mente nesse momento irá ajudá-lo a ter uma melhor visão sobre si mesmo.

 

2 – Construa a sua apresentação rápida

Quando a primeira pergunta for respondida, é hora de avaliar todos os pontos considerados e somente os mais importantes e fundamentais para a construção da sua apresentação rápida deverão ficar. Por “apresentação rápida” eu quero dizer: uma frase. Nessa etapa você deverá ser capaz de mostrar a sua personalidade, os seus objetivos e os seus valores, desenvolvendo o interesse da pessoa para quem você está se apresentando. Um exemplo é a minha apresentação ao final de cada post, que diz: “Sou uma apaixonada pela vida com o objetivo de ajudar a sociedade por meio de inovação, tecnologia, reflexões e sorrisos (:

 

3 – Tenha o restante da sua apresentação pessoal na ponta da língua

Ter um discurso enxuto e estruturado fará toda a diferença. Se para você a ordem cronológica dos eventos é o que mais importa, então já tenha todos os fatos ordenados para evitar adicionar detalhes posteriormente, confundindo o ouvinte e prejudicando a sua performance. Cuidado para que a apresentação não fique muito extensa. O ideal é ser direto usando os pontos chaves da sua trajetória e mantendo a atenção e interesse por mais detalhes. Seguindo com o exemplo da minha apresentação, ao clicar no meu nome ao final do post você poderá conhecer mais sobre mim.

 

4 – Conhecimentos Gerais

Para se manter a atenção e interesse, é importante ter conhecimentos gerais nos mais diversos temas para que esteja preparado para seguir com qualquer assunto que surgir e, até mesmo, saber conduzir a conversa para um outro tema que você domine. Vale ressaltar que é fundamental estar interado de tudo que se diz respeito à sua área de atuação, interesse, etc.

 

5 – Tenha o seu cartão de visitas com você sempre. SEMPRE!

Quem disse que para ter cartão de visita precisa de cargo? Faça uma pesquisa rápida pela internet e verá que 200 unidades de um produto de qualidade, frente e verso, custa em média R$50 e certamente fará a diferença no momento do networking. Deixe o seu nome em evidência e coloque os seus contatos e, se possível, faça o verso com as informações em inglês. Afinal, devemos estar preparados, certo?

 

DICAS BONUS

  • Mantenha as suas redes sociais atualizadas com conteúdo público que esteja alinhado com a sua apresentação pessoal
  • Pratique a sua apresentação e peça feedback
  • Tenha a sua apresentação (e CV) prontos em um arquivo pdf ou ppt e tenha sempre a última versão em todos os dispositivos (pendrive, email, celular, computador, drive, etc)
  • Sempre tenha o seu cartão de visitas em mãos. SEMPRE! Não importe aonde vá, tenha sempre uns 5 cartões de visita (pelo menos). Coloque-os com o celular, na carteira, mas deverá sempre estar com você. SEMPRE!

 

Siga as instruções e conte-nos sobre a sua experiência. Precisa de ajuda? Não tem problema! Estamos aqui para isso! (:

Pô, deixa um comentário aqui...