Liderança

A Importância do Feedback

Diariamente estamos expostos as mais diversas pesquisas de satisfação de cliente, de melhora para empresa que a gente trabalha, de sugestões para as lojas as quais frequentamos.

Conforme já conversamos anteriormente, a relação entre empresa/cliente e/ou, chefe/funcionário  necessita de Fidelidade, e de um excelente cultivo nesta relação.

Para o bom cultivo das relações é necessário feedback de ambos os lados da relação, e é aí que entramos no tema de hoje.

Segundo Flora Victoria da SBCOACHING feedback significa retroalimentação. No mundo corporativo, é um instrumento essencial de liderança para uma comunicação voltada ao desenvolvimento e ao aumento de resultados. Um líder que quer aumentar o desempenho do seu time tem que saber como influenciá-lo com sua liderança e extrair o melhor de cada indivíduo.

Feedback with Colourful Comments Symbol

O feedback deverá observar os pontos fortes, as sugestões, e as oportunidades. São três as formas de feedback:

  1. Feedback Regular: O retorno que o líder precisa dar para seu funcionário, demonstrando que o caminho seguido está certo, apresentando os pontos positivos, e melhorias que devem ser feitas, mas em geral elogiando o acerto. Este feedback é importante para a lealdade de ambas as partes;
  2. Feedback Positivo: É a hora de informar que os objetivos foram atingidos da forma pretendida, reforçando assim mais uma vez o contínuo comportamento adequado;
  3. Feedback Corretivo: Talvez o mais adequado, focado na correção e na mudança, de forma a forçar o senso de responsabilidade pelos erros e consequências, mas confiando no aprendizado, e melhoria contínua.

Sempre antes de passar um feedback é importante refletir e pensar se é o certo a ser feito, e se o que será dito é o certo, e ouça sempre o outro lado, que é o mais importante para a argumentação.

Lembre-se que o feedback bem dado abre caminho para aceitação da outra parte.

o-SUGGESTION-BOX-freedomoutpostdotcom

Pô, deixa um comentário aqui...