Redes sociais

A importância da rede social na comunicação com o Consumidor

Outro dia estava num cliente, por coincidência era o meu cliente mais importante, e fui indagado por este se a empresa que represento (sou representante comercial de uma empresa do ramo alimentício), do porque alguns de nossos produtos tinham giro mais lento do que outros. E como a minha empresa se comunicava com o consumidor.

Automaticamente lembrei de uma reunião, onde eu e alguns outros representantes questionamos a gerencia a respeito de comunicação com o consumidor, haja vista que nessa empresa a qual trabalho é quase nula, ou nula por completo tal comunicação.

People come to a supermarket to buy food

Porém, é claro que falamos inclusive em outros posts nesta mesma coluna sobre a Fidelização de Clientes, sobre o por que se relacionar com seu cliente, etc.

Mas, quem é o seu cliente? Para existir uma comunicação rápida e eficiente com o cliente, é necessário saber quem ele é, o que ele busca, e por que ele compra seu produto, e o mais importante, onde ele estará. Caso ele seja mais institucional do que consumidor, provavelmente ele estará em outra rede social.

O que ninguém se atém é que mesmo sem saber quem é o cliente, a empresa pode usar a rede social por exemplo, como uma central de atendimento ao seu consumidor, por onde os clientes poderão reclamar, e inclusive trazer pensamentos e ideias para que as empresas possam usar.

Além disso, uma rede social também poderá servir como termômetro para a reputação da empresa, medindo qual a aceitação dela junto ao público, e usando a mesma rede para construir uma reputação boa com seu público.

Um exemplo disso é a Mountain Dew Brasil, um refrigerante fabricado e distribuído no Brasil pela Pepsico, sou fã deste refrigerante, sabia que tinha importado, porém muito caro, logo que soube que seria fabricado e distribuído nacionalmente, logo fui atrás da mídia social usada, e acompanhei todo o processo, eles sempre atualizam os fãs da páginas com os locais onde podemos achar o refrigerante.

A Mountain Dew é conhecida por patrocinar eventos de esportes radicais.

A Mountain Dew é conhecida por patrocinar eventos de esportes radicais.

Um bom comunicador é essencial para o sucesso deste projeto. Não é difícil ver por aí páginas de empresas grandes, que teriam um bom potencial de crescimento, porém por serem mal gerenciadas acabam não tendo o sucesso que o produto tem.

Portanto, é essencial, ainda mais hoje na era dos Super Consumidores de se comunicar com o seu público, saber os anseios deste, o que eles querem, e o que precisam, além de saber quem são. Para isso é necessário alguém focado nesta função, para que possa se comunicar com o público, e reportar para os superiores os anseios dos consumidores.

Pô, deixa um comentário aqui...