Familiar

8 atividades de baixo custo para curtir com a família

Às vezes parece que nunca temos tempo, dinheiro ou criatividade para juntar a família. Pensando em construir mais momentos em família, preparei uma lista para dar aquela forcinha na criatividade e não pesar no bolso. Confira:

1. Ver fotos antigas

Aaaah, que tempo bom! Como é bom ter lembranças, contar e ouvir histórias, mesmo que pela n-ésima vez. Ver fotos antigas com a família é sempre diversão, boas risadas e saudade. Quem sabe vocês não acabam resgatando algo bom do passado e colocando novamente no dia a dia?

2. Ir comer pastel com caldo de cana na feira… caminhando

Ir à feira com a família com o pensamento de curtir o momento vai fazer o caldo de cana ainda mais doce e o dia de vocês também! O “ir a pé” não é somente por questões de saúde, é para que haja interação, conversa, laços e risadas. Aí na hora de comer o pastel e tomar o caldo de cana, o sabor será ainda melhor, eu garanto!

3. Fazer uma horta de temperos na cozinha

Quem não curte uma comida bem temperadinha, ou aquele lanche rápido, ou até mesmo o miojo de salvação com um toque especial que faz você se sentir o verdadeiro masterchef? Os temperos têm este poder! E fazer uma mini-horta em casa com a família não dá trabalho, é divertido e muito gostoso!
Sugestões para as plantas: manjericão, alecrim, cebolinha, orégano, salsinha, tomilho, alface, entre outras…
Sugestão de vasos: potes de vidro, xícaras, fundo ou lateral de garrafas pet, vasos de cerâmica ou plástico, potinhos plásticos diversos…
Sugestão de decoração para os vasos: amarrar fita, fazer um laço, dar um nó, pintar, colocar plaquinha, adesivo, encapar material adesivo…
Sugestão de local: em cima da pia, instalar uma prateleira na parede (horizontal ou vertical), prateleira móvel (tipo a de banheiro ou fruteira), floreira, cadeira, ganchos, escada…
Alguns cuidados com as plantas: mínimo de 4 horas de sol por dia e como elas têm tempo de vida curto, não é para ter dó, é para aproveitar e usar sempre! A sua saúde e o seu paladar agradecem!

4. Criar o grupo da família no Whatsapp e interagir com coisas engraçadas

Sabe aquele post engraçado que você tira o print e manda para os amigos? Faça isso com a sua família! Seja fotos de animais bonitinhos, de celebridades, piadas ou que for de interesse de vocês. Certamente quando se encontrarem, vocês irão ter assunto para conversar, nem que seja para falar das piadas compartilhadas no grupo. Outro ponto muito bacana de se ter um grupo da família no WhatsApp é que todos passam a fazer convites para programas gastronômicos, cinema, festival, etc. Isso é utilizar a tecnologia para nos conectarmos mais com as pessoas que a gente ama!

5. Painel de agradecimento

Quem já viu a SuperNanny deve se lembrar que pra colocar ordem na casa, todos na família têm que se comprometer a seguir as regras e atividades que ficam em um quadro que ela fornece. E se a gente quiser colocar mais amor? Pode ficar do lado da lista de compras na porta da geladeira, na parede da sala, no corredor, enfim, o importante é que fique em algum lugar onde todos acessem diariamente. Pode ser uma lousa para escrever, um painel de isopor encapado ou um quadro de avisos para fixar bilhetinhos, post-its na parede, “varal” de recados, o que funcionar melhor para vocês, e aí, utilizá-lo para reconhecer e agradecer o que o outro fez de bom (: simples e muito eficaz para melhorar o dia, o espírito e a energia de todos da casa.

6. Ir ao teatro e assistir a uma apresentação de stand-up comedy

Funciona assistir no YouTube? Claro que sim! Todo momento em família é valido! Porém, a experiência de ver ao vivo e estar com mais pessoas é muito melhor! Às vezes nem precisa ser teatro, pode ser em bares/casas que oferecem este tipo de apresentação.

7. Gravar vídeos e manter só entre vocês

Toda família tem as suas piadas internas, se não, aproveite para começar. Entre quatro paredes, ser o brincalhão pode ajudar e muito a combater o estresse do dia a dia e a manter um bom fluxo de energia no lar. Sempre que puder, grave estes momentos, no celular mesmo, e os reproduza quando alguém estiver se sentindo para baixo ou que você sinta ser apropriado.

8. Faça um Happy Hour em casa!

Faça chuva ou faça sol, faça calor ou faça frio, faça um Happy Hour dentro de casa com a sua família! Não paga estacionamento, nem taxa de serviço e nem preços abusivos, e garanto que renderá boas risadas!

Dicas do que preparar (nível super fácil): além do tema de bar/boteco, vinho, cerveja e petiscos, você pode fazer milkshake, capuccino, fundue (não precisa de panela própria, qualquer recipiente serve), pipoca, amendoim, bolachas, biscoito de polvilho, queijos e frios em geral, lanche feito com pão sírio, enfim, você pode ir até aonde a sua imaginação, sofisticação e talento permitirem! Coloque uma música de fundo e registre o momento! Vai ser simplesmente inesquecível!

Estas foram só algumas dicas para quem não anda tendo atividades em família e sente falta. Sem desculpa, sem esforço e sem pagar caro!

Qual será a próxima atividade que vocês farão?

Pô, deixa um comentário aqui...