Financeira

Onde você investe seu tempo e dinheiro?

Todos nós temos a mesma quantidade de horas por dia (24), mas nem todas sabem usar bem seu tempo e dinheiro. Entretanto todo mundo gasta o seu dinheiro, ou se preferir dizer, investe o seu dinheiro em alguma coisa. Seja ela roupa, livros, carros, viagens, móveis, comida, entre outros.

O que deveria ser tão claro para alguns, todavia não acontece, é que eu só poderei desfrutar daquilo que eu invisto o meu dinheiro e o meu tempo. Existem muitos casais, por exemplo, que quando se casam preferem investir o seu dinheiro na lua de mel, ao invés de fazê-lo na festa e decoração. Porém há casais que preferem o inverso, e há também, casais que preferem não fazer festa – calma, pois o assunto não é sobre casamento. Desculpe-me mulheres! [Risos].

Calma, este texto não é sobre casamento.. rs.

Tá, Rached. Então me diga como posso investir melhor meu tempo e dinheiro

O ponto que eu quero chegar é que não há como eu desfrutar de algo sem que eu tenha investido naquilo. As pessoas que investem seu tempo lendo, estudando, comprando livros, lendo artigos na internet, fazendo esboços… Desfrutarão de um domínio da língua, leitura, conhecimento literário, que o rapaz que decidiu investir o seu dinheiro comprando roupa, por exemplo, não terá. Contraponto a isso, o cicrano que decidiu investir sua vida comprando roupa, estudando sobre roupa, desfrutará de algo que o primeiro não optou.

Sim, eu sei que é tão óbvio isso – pelo menos espero que seja; mas por que existem tantas censuras nas redes sociais ou até mesmo pessoalmente… quando: as pessoas que estudam muito e dominam sobre determinado assunto acadêmico ou linguístico?

Por que quando usamos uma palavra diferente, colocamos uma frase com palavras mais rebuscadas, logo em seguida, como que automaticamente vem o comentário: “Mas por que falar assim?”; “Por que escrever tão difícil?”; “Nossa, ele está se achando!”

Ué, a pessoa que estuda sobre isso, investe sua vida nisso, não pode utilizar dos recursos que todo esse investimento lhe proporciona?

Tenho uma amiga que todas as vezes que utiliza dos seus conhecimentos linguísticos em outro idioma é criticada. Porque temos que ser privados de postar textos em outros idiomas? E por que quando o fazemos estamos nos achando? Nunca consegui entender isso….

Que tal investir em conhecimento?

Eu sei que alguns dirão: “Você precisa entender que nem todas as pessoas compreenderão aquilo que você quer dizer”. Sim, concordo, da mesma maneira que eu e muitos não compreendem o que outros dizem. Mas vamos atrás para aprimorar nossos conhecimentos. Ah, mas têm pessoas que nunca terão condições de estudar isso, ou chegar nesse nível, ou até mesmo…. Têm pessoas que não gostam disso.

Sim, não nego. Dá mesma forma que têm pessoas que jamais viajarão para o exterior, jamais comprarão um tênis de quinhentos reais, ou uma camisa social de trezentos reais. Mas ninguém se limita de postar isso nas redes sociais. As pessoas no Instagram não pensam nas pessoas que, por ventura, nunca poderão fazê-las.

A minha crítica é que você conscientize-se de que cada um utilizará dos conhecimentos que investiu. Seja tempo e dinheiro. Seja os dois. Não fique pronto a atacar as pessoas por escreverem ou falarem algo que você não entende, pois sem sombra de dúvidas você também tem em si atributos, se assim posso dizer, que outras pessoas não possuem.

Invista seu tempo, energia, dinheiro naquilo que você ama. Invista tudo que puder naquilo que é seu sonho e que te faz bem. Só não critique alguém por possuir habilidades e coisas as quais você nunca teve disposição de mover uma palha para adquirir.

 

Pô, deixa um comentário aqui...