Profissional

Missão, Visão e Valores

Muitas vezes quando estamos estudando alguma empresa para uma suposta entrevista, para uma negociação, nos deparamos com uma parte no site da empresa denominada Missão, Visão e Valor. Por diversas vezes na entrevista inclusive falamos sobre a missão da empresa, mas pouco sabemos do que se trata.

Para que as empresas se posicionem frente a seu público, e fixem na mente de seus consumidores, fornecedores seu posicionamento, sua política, e seu comprometimento com o seu ambiente.

Los-7-valores-empresariales-más-importantes3

É óbvio que se a empresa não estiver comprometida com o que descreve como Missão, Visão e Valor, o público perceberá, e isso será ruim para a imagem da empresa, podendo arranhar de forma permanente, ou de forma passageira, dependendo claro do comprometimento da empresa em transformar sua imagem.

Tá, Gabriel, me conta mais sobre a “missão, visão e os valores” de uma empresa

A Missão do negócio corresponde ao seu propósito e para quem ele se destina. Devendo ser baseada na origem do negócio, e no passado da empresa. Normalmente são usadas três perguntas:

– Por que a Empresa existe?

– O que a Empresa faz?

– Para quem?

Usamos por exemplo a Gerdau:

“Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na Indústria do aço de forma sustentável”.

Já a Visão olha para o futuro da empresa, no que a empresa pretende ser, sendo extremamente necessário um planejamento estratégico para que a empresa defina onde quer chegar, e o que quer buscar. A visão deve espelhar o que a empresa pretende ser e como ela deve ser olhada pelo mercado.

Neste caso usaremos o exemplo da Kopenhagen:

“Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

visão

Por fim, os Valores, que devem espelhar os padrões de comportamento da empresa, de forma com que a motivação desses comportamentos venha de cima para baixo. Para muitos os valores são os guias da empresa, trazendo para seu quadro de funcionários pessoas que se adaptam a tais valores, e trabalhando sempre nos seus funcionários esses valores, ou seja, são os princípios das empresas.

A Fiat tem como valores:

SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Ele é a razão da existência de qualquer negócio.

VALORIZAÇÃO E RESPEITO ÀS PESSOAS
São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

ATUAR COMO PARTE INTEGRANTE DA FCA
Juntos nossa marca fica muito mais forte.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.”

Como dissemos anteriormente, é muito importante que as empresas espelhem para funcionários e fornecedores esses três itens, de forma a sempre melhoras sua imagem.

Ah, e como consta em nossa home aqui do site, também temos nossa missão:

Nossa missão

E é muito bom poder dividir esta nossa missão, visão e valores com você.

Pô, deixa um comentário aqui...