Profissional

Conhece aquela pontualidade brasileira? Eu também não!

Uma das características que faz com que nós brasileiros fiquemos malvistos pelos outros países sem nenhuma dúvida é a falta de pontualidade. O que não é um bom sinal, venhamos e convenhamos. Infelizmente as pessoas têm extrema dificuldade de chegar no horário, independente do compromisso. Seja trabalho, aniversário, casamentos, “rolês” com os amigos, entre outros.

No fim… todo compromisso marcado há atraso. O que as pessoas não conseguem entender é que esse atraso diz muito sobre elas. Uma coisa é aquele imprevisto que aconteceu pela manhã, como por exemplo, o celular não despertar, perder o ônibus, mas a verdade é que o atraso é rotineiro e sem motivo algum. Ele acontece porque acreditamos mesmo que podemos chegar dez ou quinze minutos depois. Em nosso subconsciente não “pega nada”, afinal, todo mundo atrasa, certo? Errado!

Temos muitas vezes a cara de madeira em afirmar: Nunca atrasou, que atire a primeira pedra!

A pontualidade é uma questão cultural, pois em países como Alemanha, Japão, China, Inglaterra chegar atrasado é uma ofensa e questão de desrespeito com o outro.

Quem nunca ouviu falar da pontualidade britânica?

Os ingleses são bem conhecidos por sua pontualidade

Em nossos dias tornar-se alguém pontual fez com que isso fosse um diferencial. Por exemplo, o funcionário que chega sempre antes do expediente e que nunca chega atrasado, com certeza é visto como muito mais comprometido com a empresa, com seu chefe e com seus colegas de trabalho. Consequentemente, é mais honrado e valorizado por isso.

A pontualidade deveria ser um traço importantíssimo em nosso caráter. Não deveríamos aceitar essa ideia de que se todos chegam… eu também posso. Nesse aspecto deveríamos esquecer um pouco que somos brasileiros e tomar outros países como exemplo a seguir.

Seja sincero consigo mesmo, já que, ninguém gosta de esperar, por que fazemos os outros esperarem por nós?

Nós aqui na Fábrica de Mentes sempre falamos sobre você ser diferente e esse é um bom assunto para começarmos a colocar em prática. Não fique na média, decida a partir de hoje seguir um padrão de respeito e comprometimento… decida ser pontual.

Trabalhamos com liderança e, sendo assim, não podemos nos dar ao luxo de chegar depois, afinal, que exemplo estaríamos dando à nossa equipe? O líder é o exemplo. Assim, deve ser o primeiro a chegar.

A pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Decida você também por avançar… rompa essa barreira cultural existente no nosso país, rompa essa barreira de mentalidade que você possui, pois mudar é necessário, mudar para melhor é evoluir.

Pô, deixa um comentário aqui...