Social

6 Hábitos para desenvolver a empatia

Você com certeza já ouviu falar sobre a empatia, certo? No texto de hoje daremos 6 dicas para você desenvolvê-la de um jeito ainda melhor.

Que a empatia é usada para alguns processos de discussão, isso já sabemos, como é o caso do Design Thinking, que vimos no texto que a Nina Finotelli escreveu para a Fábrica. E foi numa palestra sobre esse assunto que me deparei pela primeira vez com o livro “O Poder da Empatia”, logo na sequencia em alguma edição da revista Você S/A me deparei novamente com o tema empatia, e mais uma vez com o livro.

O Poder da Empatia, livro de Roman Krznaric

O Poder da Empatia, livro de Roman Krznaric

Assim, logo que acabou meu TCC, resolvi me focar na leitura do livro, principalmente porque a fila de livros estava enorme. O autor, Roman Krznaric destaca no seu livro não apenas conceitos, e ideias a respeito da empatia, e da arte de se colocar no lugar do outro, mas sim exemplos históricos, como Schindler, Mandela, Gandhi, entre outros, que mudaram a trajetória do mundo por em algum momento usarem a empatia para solucionar problemas.

Logo no começo do livro o autor nos ajuda dando seis hábitos de pessoas extremamente empáticas, para que possamos usar de exemplo, e fluir a empatia dentro de nós:

1. Acione seu cérebro empático para criar empatia

Mudar nossas estruturas mentais, para reconhecer e expandir a empatia ao longo de nossas vidas;

2. Dê o salto imaginativo

Fazer um esforço consciente para colocar-se no lugar de outras pessoas, para reconhecermos entre outras coisas sua humanidade, individualidade e perspectivas;

3. Busque “aventuras experienciais”

Explore vida e culturas diferentes por meio de imersões diretas, viagem empática e cooperação social;

4. Pratique a arte da conversação

Incentivar a curiosidade por estranhos e a escuta radical, tirando assim nossas máscaras emocionais;

5 .Viaje em sua poltrona

Usar a arte para nos transportas para a mente de outras pessoas, com literatura, arte, cinema, e até da internet;

6. Inspire uma revolução

Gerar empatia numa escala de massa para promover mudança social e estender nossas habilidades empáticas para abraçar a natureza.

É claro que mesmo seguindo afinco estes 6 hábitos você se tornará de cara um sujeito empático, mas isso o ajudará e muito a desenvolver a empatia dentro de você, de suas conversas, negociações, e do seu dia a dia em geral.

Foram 12 anos nos quais o autor se dedicou para demonstrar que a empatia é uma qualidade essências e transformadora, pelo meio da qual devemos desenvolver e ensinar.

Uma baita leitura, repleta de historias reais de empatia que mudaram não só o mundo, como nos exemplos citados acima, mas os rumos de alguns países no que tange a legislações para imigrante, etc.

Espero que gostem =)

Pô, deixa um comentário aqui...