Uncategorized

Por que os pais também são grandes líderes?

Olá meus leitores favoritos, nessa terça-feira quero trazer um texto que, de certa forma também é uma homenagem para os nossos pais. Afinal, dia 09 de agosto (domingo) é o dia deles. Então no texto de hoje trouxe como os pais também tem atitudes de líderes, muitas dessas atitudes são as que admiramos nos referenciais que vemos nos livros, vídeos, palestras e etc.

Cá entre nós, sabemos que a vida de um pai de família não é tão simples assim, afinal ele tem muitas coisas para resolver, se preocupar, muitas pessoas para dar atenção e também ter um tempo para ele próprio.

Então listei aqui alguns pontos que vemos que os pais se preocupam e perceberemos que, sim, eles são líderes. Sim, eles sabem lidar com pressões – que por sinal são muitas – e que eles também merecerem todo o nosso respeito, admiração e nossos ouvidos para conselhos.

Obviamente as mães poderiam estar aqui, porém é um texto em homenagem aos pais pelo nove de agosto.

1: Trabalho

bombeiro

Sabemos que um papel fundamental na vida de qualquer homem, principalmente um pai de família é o mesmo ter um emprego para sustentar sua esposa e filhos. Muitos dos nossos pais trabalham dobrado, dormem pouco, é totalmente consumido por isso. É muito cansativo! Eu e você sabemos como funciona as coisas (e eles tem geralmente o dobro da nossa idade).

E eles devem saber como lidar com a pressão de sustentar um filho pequeno. A crise de um jovem solteiro estar desempregado é muito menor se compararmos com a que um pai de família passaria se estivesse desempregado.

O Brasil está em crise? A economia não vai bem? Seu pai também pensa nisso, e principalmente pensa na mulher e nos filhos. Ele sim, sabe lidar com crises que muitos de nós também passamos em proporções “menores”.

Pais enfrentam crises e vencem.

2: Esposa

casal

Outro tipo de exemplo que podemos trazer é para com a esposa. Você deve se perguntar:  o que poderíamos retirar desse assunto? Vários pontos, porém, quero citar somente um: Criatividade!

Sabemos que esse é um adjetivo fundamental na vida de um líder, e digo que para um marido ele tem o mesmo peso. Por quê? Porque o ideal é que o seu pai conquiste sua mãe, que o marido conquiste a esposa todos os dias. O líder deve sempre ter uma ideia nova para a empresa/projeto.

Já ouviu com certeza uma mulher se queixando de que o relacionamento caiu na rotina, ou que na época que namoravam (no colégio) ele fazia coisas que hoje não faz mais. Sabe o que faltou? Criatividade para inovar. Criatividade para ir além do que já foi feito.

Muitos pais conseguem manter a chama acessa, conseguem inovar em um relacionamento de trinta, quarenta e sessenta anos.  Porque eles decidiram inovar. Pais bem-sucedidos com suas esposas são o que inovam e criam meios novos de se relacionarem.

Fico abismado quando vejo fotos de casais que estão juntos a mais de 50 anos. Penso: Esses tiveram criatividade para inovar, esses não se acomodaram… esse são os que ainda surpreenderam.

3: Filhos

pai e filha

Agora falando referente aos filhos podemos retirar também muitos assuntos como paciência – principalmente na adolescência – tempo de qualidade, atenção, ensino entre outros.

O papel do líder é gerenciar, ensinar… alguém tem dúvida que um pai tem que fazer isso com os filhos?

Lembro-me que meu pais por muitas vezes me ensinava contas de matemática, me ajudava nas matérias das escolas quando era muito pequeno. Afinal, ele era meu pai, tinha como função também me instruir. E nós líderes também fazemos isso com pessoas: Ensinamos!

Nossos pais têm muita paciência em nos ouvir: reclamar, pedir, chorar e por aí vai. Líderes que não tem a capacidade de ouvir as pessoas tem grandes problemas no futuro. Líderes ansiosos tem grandes problemas, pois querem tudo para já. Pais curtem cada fase dos seus filhos sem pressa de que eles pulem etapas.

Pais são líderes, grandes líderes.

Que possamos enxergar as qualidades dos nossos pais, que possamos honrá-los, admirá-los, pois com toda certeza eles nos ensinaram muita coisa. E, só estamos aqui hoje, por conta de que um dia ele decidiu ter um filho.

Pais, a Fábrica de Mentes ama vocês. Parabéns!

 

Pô, deixa um comentário aqui...