Uncategorized

Valores Pessoais: 4 passos para identificá-los

Há quem diga que valores pessoais podem ser reações químicas ou físicas, como também podem ser interpretados como o resultado de preferências e julgamentos baseados em experiências ou, até mesmo, como o caminho entre a mente e o coração.

Falar sobre valores pessoais é pensar de tantas formas nas linhas científicas e filosóficas que quero trazer a atenção ao sentimento e à percepção através de 4 passos que irão ajudá-lo a entendê-los melhor.

1º Passo: Questione!

“Por que você faz o que você faz? Por que escolheu estudar o que você estuda ou estudou? Por que você optou por seguir esse caminho ao invés de seguir a outra opção? Por que esse motivo foi tão mais poderoso e decisivo? Quem é você? Como você se enxerga?” Seja sincero ao responder essas perguntas a si mesmo. Se não souber o que responder de imediato: reflita, tome o tempo que for necessário. Esse exercício irá ajudá-lo a enxergar o caminho que está seguindo, enquanto os seus valores irão lhe dizer se esse caminho faz sentido ou não.

2º Passo: Identifique o que faz e o que não faz sentido

Ao refletir sobre as suas escolhas, certamente um pequeno filme deve ter passado na sua cabeça e, nele, o ator principal é você. Procure entender o porquê tomou as decisões que o fizeram chegar aonde está hoje e, a partir dessa análise, literalmente faça uma lista do que faz sentido para você hoje e do que não faz sentido. Dessa forma, você irá criar filtros que irão impedir que você tome decisões baseado em coisas que não fazem sentido.

3º Passo: Mantenha o foco e seja feliz!

Busque inspirações e, de alguma forma, incorpore-as no seu dia a dia para que você sempre se lembre do porquê está seguindo por esse caminho. Seja por meio da música, arte, lembretes espalhados pelos seus pertences, enfim. Não é uma questão de motivação, é uma questão de felicidade!

04 felicidade

4º Passo: Seja e esteja consciente

Esse é o mais fácil de todos! Quando você está consciente das suas ações, torne-se consciente das suas emoções, elas são o nosso melhor termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. Simples, não?

Permita-se realizar essa viagem interior para se desbravar na sua jornada exterior com propósito e sentido.

Aproveite esse momento de reflexão para pensar nas pessoas ao seu redor. Cada um tem a sua história e seus valores. Não critique, não condene, não se queixe.

Frase de Reflexão

“Uma das trágicas coisas que eu percebo na natureza humana é que todos nós tendemos a adiar o viver. Estamos todos sonhando com um mágico jardim de rosas no horizonte, ao invés de desfrutar das rosas que estão florescendo do lado de fora de nossas janelas hoje.” (Dale Carnegie)

Pô, deixa um comentário aqui...